19 semanas: caiu a ficha!

Devo dizer que o último ultrasom (que eu mencionei no post passado) cumpriu o efeito esperado e ajudou a cair a minha ficha a respeito da gestação e do serzinho que estou gerando. Durante alguns dias, me soou mais natural e plausível os gestos de conversar ou alisar a barriga, por exemplo. Mas outros fatores contribuíram para que isso acontecesse:

-Finalmente eu comecei a sentir o bebê mexer de uma maneira regular e inconfundível: ou seja, agora eu tenho certeza quando é ele. Não dá mais pra confundir com gases ou outras coisas. Já deu até para perceber o horário que ele está mais ativo: por volta de meia noite (ou então sou eu que deito, descanso e paro para prestar atenção nesse horário também). Os movimentos são percebidos sempre abaixo do umbigo (mais para a esquerda ou direita, depende da hora), pois o útero ainda está localizado nessa região e o bebê não é grande o suficiente para sentirmos na barriga toda.

-A minha barriga deu outro boom: agora é praticamente impossível não perceber que estou grávida. Por isso, senti necessidade de comprar mais algumas peças específicas que possuem um bom caimento para gestantes, e acabei comprando alguns vestidos mais arrumados para as festividades e confraternizações de final de ano, um macacão, uma regata e mais duas calças de tecidos diferentes. Encontrei na loja Marias Moda Gestante (que fica na CLSW 101 – Sudoeste – Brasília, mas enviam para todo o Brasil) tudo que eu precisava. Tentei escolher peças que não são aquelas óbvias de gestante que fazem você ficar parecendo um saco de batatas, e a maioria delas é versátil também para a amamentação (com aberturas embutidas e quase imperceptíveis nos seios).

Tive retorno na minha nutricionista Joana Lucyk (tel 61 – 8232-1234) e respirei aliviada quando ela falou que meu ganho de peso e IMC estava adequado para a idade gestacional, porque até então eu confesso que não tinha conseguido seguir uma dieta muito certinha, embora minha alimentação seja quase sempre super saudável. Ganhei 5 KG nessas 19 semanas, mas eu engravidei bem magrinha, então a previsão é que eu possa ganhar de 10 a 13 KG até o final da gestação. Mantivemos a suplementação que eu já tomava (tem post sobre isso aqui) e acrescentamos outros manipulados de acordo com o resultado dos meus exames de sangue (específicos pedidos por ela) e das necessidades do meu corpo e do bebê no segundo trimestre de gestação. Acredito que essa suplementação personalizada seja o maior diferencial do acompanhamento nutricional na gravidez, uma vez que os polivitamínicos utilizados pela maioria das gestantes acabam gerando um desequilíbrio nutricional (pois a suplementação de nutrientes que não precisamos pode interferir na absorção de outros) e são de baixa qualidade (muitas marcas brasileiras utilizam até talco em sua composição para completar a cápsula, por exemplo). Além disso, a cada trimestre gestacional, assim como na fase do aleitamento, o nosso organismo e o do bebê solicitam mais ou menos determinados nutrientes, e isso deve ser ajustado corretamente, pois nem sempre a nossa alimentação será boa o suficiente para suprir tudo o que é necessário.

Compartilhar

Comments (4)

  • Thamyres Reply

    Olá Érica!
    Pedro está te deixando cada dia mais bela. =)
    Você falou da importância do uso do ômega 3,e sendo vegetariana qual você usa?
    Já li que linho, borragem e primula podem não ser aconselhados para grávidas, então qual opção?
    Obrigada, Abraços!

    dezembro 15, 2018 at 9:08 pm
    • Erica de Paula Reply

      Oi querida, nessa fase eu estou usando Omega 3 de peixe mesmo, da marca B Health, por causa da proporção de DHA.

      janeiro 2, 2019 at 2:14 pm
  • Luisa Reply

    Olá.
    Você emagreceu para engravidar ou já era seu peso normal?

    dezembro 29, 2018 at 10:45 pm
    • Erica de Paula Reply

      eu já estava dentro do meu peso considerado ideal antes de engravidar, há muitos anos faço acompanhamento nutricional e academia!

      janeiro 2, 2019 at 2:13 pm

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *