20 a 23 semanas – ecografia morfológica do 2 trimestre

Faz um bom tempo que eu não posto novidades da gestação, mas é porque nessas últimas semanas não aconteceu nada de diferente, a não ser a ecografia morfológica que fiz com 22 semanas (ela é feita entre 20 e 24 semanas, normalmente).

Nesse exame é feito uma avaliação das estruturas de cada segmento do feto (cabeça, pescoço, coluna vertebral, tórax, abdômen, genitália externa e extremidades) e do líquido amniótico, cordão umbilical e placenta. Já dá para identificar, por exemplo, problemas na formação cerebral, se existe lábio leporino, se a coluna está fechada, se está tudo certo com as 4 câmaras do coração, se o estômago e bexiga estão funcionando normalmente, se os dois rins estão presentes, se o cordão umbilical tem duas artérias e uma veia, a posição da placenta e etc.

Graças à Deus nosso pequeno está perfeitinho e se desenvolvendo muito bem, de forma compatível com a minha idade gestacional. Nesse dia, as medidas dele foram 27 cm e 505g.

Os chutes estão mais frequentes e cada dia mais fortes, e já começo a identificar um certo padrão nos horários que ele se mexe mais. Noto que ele costuma mexer no final da manhã, início da tarde, final da tarde e por volta de meia noite (quando estou deitada de barriga para cima). E sempre que já estou há algumas horas em jejum tenho a sensação de que ele reclama e dá uns chutinhos pedindo comida (a maioria das pessoas percebe mais movimentos após se alimentar, mas por aqui é ao contrário).

Continuo me exercitando normalmente e fazendo musculação 3x por semana. Nessa época de confraternizações e festividades de final do ano acabei escorregando um pouquinho na dieta e comendo mais doces e carboidratos do que deveria, mas 2019 chegou e espero conseguir voltar para a rotina.

 

 

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *