Acupuntura e a importância da consulta de anamnese

Um tratamento eficaz, seja ele qual for, começa com uma boa e completa consulta de anamnese!

Na visão da Medicina Tradicional Chinesa, a queixa de um paciente pode estar associada a desarmonias provenientes de órgãos e meridianos (as linhas onde estão localizados os pontos de acupuntura) que aparentemente não possuem relação com o sintoma relatado!

Portanto, durante a consulta inicial, perguntamos todos os detalhes da vida do paciente: seus hábitos, alimentação, sono, atividade física, digestão, respiração, dores, estado emocional, histórico de doenças anteriores, histórico familiar, etc!

Com isso, acabamos tratando muito mais do que aquilo que fez o paciente buscar tratamento, uma vez que, além dos pontos específicos para a queixa principal, visamos o equilíbrio do ser como um todo, em seus aspectos físicos, mentais, emocionais e energéticos!

Os resultados da acupuntura são rápidos e isentos de efeitos colaterais, e sua eficácia incontestável tem sido cada vez mais atestada empiricamente e comprovada por evidências científicas sólidas! Inclusive, o excelente resultado obtido em tratamentos de acupuntura pediátrica e acupuntura veterinária endossam o fato de que sua ação não se dá por efeito placebo, ou seja, não dependem do paciente acreditar no poder do tratamento!

Texto de Érica de Paula – doula, psicóloga, educadora perinatal e acupunturista. Co-Autora do documentário “O Renascimento do Parto – 1”.

Todos os direitos reservados. Não copiar sem citar a fonte.

Para saber mais sobre esse e outros assuntos, sigam o perfil @ericadpaula no Instagram e @ericadpauladoula no Facebook!

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *