Eram os Deuses Pediatras?

Confesso que não entendo a quantidade de pediatras que decidem se meter em assuntos que NÃO SÃO de sua alçada e ainda por cima enchem os pais de orientações completamente desatualizadas e absurdas.

Exemplos: ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

  • Introdução Alimentar: em que disciplina da faculdade de medicina ou da residência em pediatria se estuda que bebês com menos de 6 meses podem tomar água ou suco de frutas? que a fórmula deve ser engrossada com farináceos? que após os 6 meses o leite materno já não tem mais função nutritiva para o bebê? que Danoninho faz bem em qualquer idade? que açúcar não faz mal? Biscoito de maisena? Se querem orientar introdução alimentar, façam o favor de se atualizarem e fazerem da maneira correta, de acordo com as recomendações do Ministério da Saúde, da OMS e da própria SBP (Sociedade Brasileira de Pediatria). Lembrando que, via de regra, o melhor profissional para orientar introdução alimentar é o nutricionista materno-infantil. .
  • Criação de filhos: pelo amordadeusa, quando foi que o pediatra virou o profissional de referência para orientar sobre criação e educação infantil? desde quando a medicina diz que recém nascidos não devem dormir no mesmo quarto que os pais, que os bebês devem ser deixados chorando até se acostumarem a não demandar mais durante a noite, que chupeta não faz mal ou que o bebê que fica muito tempo no colo vai ficar manhoso? ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Eu tenho amigos pediatras maravilhosos que entendem pra caramba de puericultura, sabem orientar sobre amamentação como ninguém, que são feras na introdução alimentar e dão dicas preciosas para a criação dos pequenos. Mas eles são exceções, pequenos oásis em meio ao deserto. Pediatra é o profissional ideal para diagnosticar e tratar doenças!!! Para todos os outros problemas, existem tb outros especialistas que podem colaborar: nutricionistas, enfermeiras, consultoras em aleitamento, psicólogos, educadores…e o mais importante: o instinto materno e o bom senso de cada família! Por favor, não aceitem tudo sem questionar!! Médico é uma coisa maravilhosa mas não é Deus, médico também comete erros, nem todo profissional está atualizado e a informação de boas práticas está disponível para todos, é só procurar!!!

Texto de Érica de Paula – doula, psicóloga, educadora perinatal e acupunturista. Co-Autora do documentário “O Renascimento do Parto – 1”.

Todos os direitos reservados. Não copiar sem citar a fonte.

Para saber mais sobre esse e outros assuntos, sigam o perfil @ericadpaula no Instagram e @ericadpauladoula no Facebook!

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *