O mito do cordão enrolado

Primeiro, é importante saber que o cordão umbilical é formado por uma substância gelatinosa, maleável e elástica que protege os vasos sanguíneos que levam sangue e oxigênio para o bebê! Seu tamanho (pode ter até 1 metro) e o fato do bebê estar sempre se movimentando dentro do útero faz com que seja extremamente comum ele se enrolar no pé, nos braços, no pescoço e em outras partes do corpo sem que isso acarrete qualquer problema para o feto! Por isso, cerca de 30 a 40% dos bebês apresentam uma ou mais circulares de cordão ao nascimento, identificada ou não na última ultrasonografia (inclusive, como eles viram e desviram o tempo todo, um bebê que estava com circular na USG pode nascer sem circular e o contrário também é verdadeiro).

Acidentes com o cordão são raríssimos e normalmente estão associados a outras situações: nó verdadeiro de cordão, prolapso de cordão ou uma combinação de circular de cordão + cordão curto que pode resultar em compressão e comprometimento da oxigenação fetal durante as contrações do trabalho de parto ou muito excepcionalmente fora dele. Nesse caso, não há nada que possa ser feito em termos de prevenção, e sim de diagnóstico durante o trabalho de parto através da ausculta fetal com o sonar, como já é feito de rotina em TODOS os partos.

Lembrando que dentro do útero o bebê está respirando pelo próprio cordão, e não pelas vias aéreas, portanto a idéia popular de que o bebê com o cordão enrolado no pescoço pode se sufocar é tão absurda quanto dizer que o pé do bebê está preso na costela da mãe (sendo que o bebê está envelopado dentro do útero e da bolsa amniótica)! Duas lendas urbanas 👻.

Ah, e só mais uma coisa: a maioria dos bebês (com circular ou não) nascem roxinhos mesmo! O ambiente intrauterino tem menor saturação de oxigênio, e ao nascer eles costumam ficar rosados até o 5 minuto de vida, na medida em que a transição respiratória se completa e eles passam a respirar pelos pulmões.

Por aqui o Pedro nasceu com uma circular no pescoço e eu já vi partos com até 6 circulares 😱!

📷Imagem : @michelle_doula

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *