Puerpério – os primeiros 10 dias

Puerpério: os primeiros 10 dias por aqui foram tão intensos quanto devem ser p/ qualquer mãe recém nascida com um bebê recém nascido! Um conhecendo o outro e todos tentando decifrar cada chorinho desse serzinho que acaba de chegar: fome, frio, sono, fralda suja, cólica? 

Cada dia ainda é uma surpresa! Em alguns dias ele engata 3 horas seguidas de sono, em outros acorda a cada 15 min! Tem dias que ama o banho quentinho, em outros implora para que o tiremos da água logo! A única constante é a necessidade do peito e do colinho da mamãe toda hora (exterogestaçao, se vc está grávida ou com um RN leia sobre isso)! Optei por colocar um mini berço acoplado à minha cama, que em princípio não deu muito certo! Mesmo sendo mini, parecia que ainda era muito espaço p/ um corpinho tão pequenino! Compramos um ninho redutor e assim tivemos mais sucesso com as sonecas! Alterno alguns momentos com cama compartilhada (amamentar deitada é tudo de bom) p/ conseguir descansar um pouquinho mais! Mas à noite, por enquanto, no máximo de 2 em 2 horas acordo p/ o circuito: peito, arrotar, trocar fralda e botar p/ dormir novamente. O pai do Pedro pegou um resfriado e por precaução eu assumi todos os cuidados noturnos sozinha (durante o dia minha mãe me ajuda)! Aliás, essa rede de apoio é fundamental p/ vc conseguir se alimentar, tomar banho, etc!

A apojadura aconteceu no 3 e 4 dia e foi muito mais tranquila do que eu imaginava! Tive uma pequena fissura em um mamilo, fiz uma sessão de laser p/ cicatrizar e tenho corrigido a pega dele em cada mamada!

Baby blues por enquanto não passou por aqui, apenas o cansaço de noites mal dormidas e da rotina solitária de quem era super ativa e não estava acostumada a passar o dia em casa! Não consigo dormir enquanto ele dorme de dia (falta de hábito de dormir de dia mesmo), então aproveito p/ ler, arrumar a casa, etc! 

Principalmente depois do parto que eu tive, tenho me sentido super forte e poderosa p/ cuidar do meu filho e encarar tudo o que vier pela frente! E assim seguimos, dia após dia, curtindo cada cheirinho e cada fase que, por mais difícil que seja (e é, acreditem), passa tão rápido! 

Foto: @barbarabastos_fotografia

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *