Sono do bebê – 4 meses a 2 anos

Com cerca de 4 meses, o bebê já começa a ser capaz de seguir uma rotina. É importante manter um esquema regular de alimentação, sono e atividades, ajustando diariamente segundos os sinais do bebê. Lembrem-se que a rotina não precisa ser imutável (claro que existem as exceções para eventos especiais), mas acima de tudo deve haver uma previsibilidade de eventos, como despertar, se alimentar, tomar banho, etc.
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Fiquem atentos aos sinais de sono do seu bebê (redução dos movimentos, o bebê se acalma de repente, desvia o olhar, os olhos ficam vidrados, irritação, esfrega os olhos, bocejos) e siga esses sinais para colocá-lo imediatamente para dormir nas sonecas diurnas e noturnas. Não caiam na cilada de que quanto mais cansado o bebê estiver, melhor ele dormirá à noite, pois o efeito é exatamente o contrário: ele fica exausto, libera cortisol e terá mais dificuldade ainda de dormir posteriormente, gerando um ciclo vicioso conhecido como efeito vulcânico. Portanto, as sonecas diurnas são muito importantes para a qualidade do sono noturno. Sonecas muito curtas ou pular sonecas deixam o ciclo de sono incompleto e o bebê ficará mais irritado a longo prazo. ⠀⠀⠀⠀

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O relógio biológico do bebê é programado para dormir cerca de 19h, então a rotina noturna deve começar cerca de 1 hora antes. Lembrando que o bebê dormir cedo não significa que ele irá levantar cedo também. A maioria irá inclusive dormir melhor e por mais tempo quando vai pra cama mais cedo!

A rotina noturna sinaliza para o bebê que está na hora de dormir. Uma sugestão de rotina: ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
1) banho morno e tranquilo, com penumbra e música suave 🛁⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
2) massagem

3) colocar pijama ou saco de dormir 💤 ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
4) ler livros 📚⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
5) cantar 🎤⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
6) amamentar 🤱🏻⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
7) embalar 👩‍👦 ⠀⠀⠀⠀

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Outras dicas: ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

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😴No ambiente que o bebê for dormir à noite, passar momentos agradáveis durante o dia: ler, conversar, cantar, brincar. Ele passará a ver aquele ambiente como seguro, confortável e familiar! ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
😴Escolher um objeto seguro e deixá-lo com o cheiro da mãe (a mãe pode colocar dentro de sua roupa por um tempo). Usar esse objeto apenas na hora de dormir, para que se torne um dos sinais de sono (exemplo: naninhas). ⠀⠀⠀⠀⠀⠀

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😴Usar uma palavra chave (exemplo “shhh vamos dormir “) para sinalizar a hora de dormir, e falar quando o bebê estiver em estado de sonolência, não quando ele estiver chorando e inquieto, pois é com isso que ele irá associá-la! ⠀⠀⠀⠀

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😴Usar no ritual de sono uma música suave, simples, repetitiva e previsível, como as canções de ninar tradicionais (algumas músicas clássicas ou eruditas são muito complexas e estimulantes)! Essa música pode ser usada para ajudá-lo a voltar a dormir quando ele despertar à noite. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

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😴E nunca deixe seu bebê chorando!!! O choro é a única forma de comunicação que ele conhece para expressar o que precisa!! ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Ps: Existem saltos de desenvolvimento, picos de crescimento e outros motivos que podem fazer o bebê acordar mais à noite temporariamente. Em outros casos, eles podem apresentar esse comportamento quando durante o dia a mãe está muito ocupada, trabalhando ou cuidando dos outros filhos. Dar uma atenção extra durante o dia pode amenizar a situação. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀

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📚Baseado na obra de Elizabeth Pantley

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