Sono do bebê – RN

Primeiro, é preciso lembrar que o bebê acordar à noite não é um problema, e sim um fato biológico. O problema está em nossas próprias percepções de como o bebê deve dormir e em nossas próprias necessidades de sono ininterrupto. Durante os primeiros meses de vida do bebê, ele simplesmente dorme quando está cansado/satisfeito e acorda quando tem fome. Pode-se fazer muito pouco para forçá-lo a dormir quando ele não quer e vice-versa.
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O relógio biológico do bebê só começa a amadurecer por volta de 9 semanas de vida e não funciona regularmente até os 4 ou 5 meses (quando é possível inserir algumas rotinas de sono mais eficazes)! Apenas por volta de 9 a 10 meses ele se consolida, de forma que o bebê pode ser capaz de dormir e acordar no mesmo horário todos os dias, e os períodos de sono passam a ser mais longos! ⠀⠀⠀⠀

Os bebês passam muito mais tempo no ciclo de sono leve do que os adultos, e a razão para isso está no instinto de sobrevivência: para que eles possam despertar facilmente em situações ameaçadoras ou desconfortáveis, como fome, fralda suja, desconforto ou dor. Por isso, incentivar o bebê a dormir profundamente logo no início da vida através de métodos de treinamento não é interessante para sua sobrevivência ou desenvolvimento. Seu estômago é pequeno e a digestão é rápida, ou seja, ele realmente precisa acordar várias vezes! E, durante os primeiros meses, ele terá estirões de crescimento e saltos de desenvolvimento que também afetarão os horários do sono. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

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Recém nascidos dormem de 16-18 horas por dia, distribuídos regularmente em 6 a 7 períodos breves de sono. A maioria dos bebês acorda 2 ou 3 vezes durante a noite até os 6 meses e 1 ou 2 até 1 ano de idade. Considera-se que o bebê dorme a noite toda quando ele dorme 5 horas consecutivas. Então, primeiramente, aceite o fato de acordar à noite e torne o ambiente confortável para você, investindo em uma boa poltrona e almofada de amamentação, apoio para a coluna, água, etc.

Se desejamos ajudar o recém nascido a dormir melhor, o que podemos fazer é garantir que ao acordar pela manhã ele seja exposto à luz do dia e que a hora anterior ao sono noturno seja silenciosa e comiluminação mínima! Ou seja, ajudá-lo a distinguir entre o sono noturno e diurno, fazendo com que ele tire os cochilos diurnos em ambiente iluminado e com o barulho da casa. Já o ambiente do sono noturno deve ser escuro e silencioso (use ruído branco para encobrir os barulhos da casa e relembrar o ambiente intra uterino).
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Além disso, algumas outras dicas podem ser aplicadas: ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

  • Um ritual com banho toda noite e o uso de pijamas ou saco de dormir pode ajudar a sinalizar a diferença entre um tipo de sono e outro. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
  • Quando ele acordar à noite, mantenha as mamadas silenciosas, sem conversar com o bebê e acender as luzes. Troque as fraldas apenas se necessário, silenciosamente e depressa, com material aquecido para enxugá-lo! ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
  • Bebês emitem vários sons quando dormem, mas nem sempre indicam que estão acordados. Devemos responder rapidamente quando ele acordar ou quiser mamar (se esperar começar a chorar é pior, pois aí ele desperta completamente e fica mais difícil fazê-lo dormir novamente), mas não acordá-los se estão apenas emitindo sons enquanto dormem! ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
  • Criar um ninho redutor dentro do berço, usar ruído branco ou sons da natureza, manter a temperatura do ambiente adequada.
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    👉🏻Em breve post sobre o sono dos bebês de 4 meses a 2 anos. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
    📚Baseado na obra de Elizabeth Pantley


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